TÉCNICA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA A LÂMINAS PALINOFACIOLÓGICAS PARA O ESTUDO DOS FOLHELHOS DA FORMAÇÃO IRATI

Authors

  • Andreza de Jesus Santos Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9550-6383
  • Carolina de Almeida Poggio Universidade Federal da Bahia
  • Diego Nery do Amaral Universidade Federal da Bahia
  • Antônio Fernando de Souza Queiroz Universidade Federal da Bahia
  • Olívia Maria Cordeiro de Oliveira https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.2020342176

Abstract

Na Formação Irati são encontrados folhelhos betuminosos do período Permiano com elevado conteúdo de matéria orgânica. O presente estudo propôs utilizar o banho ultrassônico (ultrassom) para provocar a dispersão das partículas orgânicas do querogênio para otimizar a montagem de lâminas palinofaciológicas e a análise de palinofácies desses folhelhos. Após isolamento do querogênio, uma alíquota de cada amostra foi separada para ser tratada em banho ultrassônico, na frequência 40KHz, por 30 segundos. Lâminas foram montadas com querogênio com e sem tratamento no ultrassom. Em microscópio, 100 itens foram contabilizados em cada lâmina. Ao serem comparados os resultados da análise de palinofácies nas lâminas com e sem tratamento foi possível verificar que não houve diferenças na contabilização dos itens, porém houve uma diferença importante na composição dos constituintes orgânicos, provavelmente devido à redução significativa de aglomerados após o tratamento, permitindo a visualização de outros itens além da matéria orgânica amorfa.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andreza de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduação interrompida em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia. Fez parte da equipe de Inspeção do Laboratório de Cinética e Dinâmica Molecular cujo a linha de pesquisa era Alinhamento Intermolecular em Fluxos Líquidos. Foi estagiária no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFBA). Participou da organização do Prêmio Inventor UFBA 2013. Atualmente é graduanda em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Participa como bolsista de iniciação científica no projeto intitulado "Geoquímica e Petrologia Orgânica Aplicadas aos Estudos de Rochas Geradoras das Bacias Sedimentares do Brasil" no Laboratório de Estudos do Petróleo - LEPETRO/UFBA.

Downloads

Published

2020-12-21

How to Cite

de Jesus Santos, A., de Almeida Poggio, C., Nery do Amaral, D. ., de Souza Queiroz, A. F., & Cordeiro de Oliveira, O. M. (2020). TÉCNICA DE OTIMIZAÇÃO APLICADA A LÂMINAS PALINOFACIOLÓGICAS PARA O ESTUDO DOS FOLHELHOS DA FORMAÇÃO IRATI. Geochimica Brasiliensis, 34(2), 176–182. https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.2020342176

Issue

Section

Articles