Relações hidroquímicas aplicadas na avaliação da qualidade da água e diagnóstico ambiental na bacia do rio Corumbataí (SP)

Authors

  • Fabiano Tomazini da Conceição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Daniel Marcos Bonotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Abstract

Este trabalho utilizou relações hidroquímicas para avaliar possíveis entradas antropogênicas responsáveis pela modificação da qualidade das águas fluviais na bacia do Rio Corumbataí (SP). As características do Rio Corumbataí em Analândia (próximo à nascente) e entre Ajapí,/ Ferraz (médio curso) permitem seu enquadramento na Classe 2_ Porém, a falta de tratamento para o esgoto doméstico, principalmente na cidade de Rio Claro, a exploração mineral de calcá­rios e a intensa atividade agrícola no trecho entre Rio Claro e Piracicaba pioraram a qualidade de água, modificando a característica para Classe 4 e intensificando o processo de eutrofização no Rio Corumbataí. Os rios Passa Cinco e das Cabeças e o Ribeirão Claro (antes da cidade de Rio Claro) possuem características da Classe 2, sendo, o Rio Passa Cinco, a que possui pior qualidade de água, devido também ao lançamento de efluentes domésticos (esgoto) pela cidade de lpeúna e por atividades agrícolas próximas a ela.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiano Tomazini da Conceição, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Downloads

Published

2017-05-15

How to Cite

da Conceição, F. T., & Bonotto, D. M. (2017). Relações hidroquímicas aplicadas na avaliação da qualidade da água e diagnóstico ambiental na bacia do rio Corumbataí (SP). Geochimica Brasiliensis, 16(1), 1. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/495

Issue

Section

Articles