CARACTERIZAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DO FÓSFORO NO PROCESSO HUMIFERT: FRACIONAMENTO SEQUENCIAL, DIFRAÇÃO DE RAIOS X E ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER.

Authors

  • Aline Carneiro Silverol Universidade de São Paulo - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
  • Maria Cristina Motta de Toledo Universidade de São Paulo
  • Wilson Tadeu Lopes da Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
  • Leo Condron Lincoln University - New Zealand

Abstract

O processo Humifert é um processo alternativo de fabricação de compostos fertilizantes organo-fosfatados. O método baseia-se na produção de compostos a partir de um equipamento micro-piloto, apresentando como diferencial a possibilidade de utilização de minério fosfático e/ou rejeitos da mineração fosfática, pois não apresenta limitações com relação ao teor de P2O5. Além disso, apresenta como diferencial a utilização de materiais orgânicos, essenciais ao funcionamento do processo, que associados aos materiais fosfáticos originam compostos organo-fosfatados que podem ser mais interessantes para utilização em solos tropicais. Os resultados obtidos no fracionamento seqüencial do P mostraram que houve um aumento da solubilidade do fósforo inorgânico e do fósforo orgânico à medida que o tempo de reação aumentou. Esses dados sugerem que o processo Humifert foi capaz de transformar as frações de fósforo mais recalcitrantes para formas mais lábeis. As análises por DRX e FTIR evidenciaram as transformações promovidas pelo processo Humifert, mostrando o aparecimento de neoformações inorgânicas, bem como compostos organo-minerais, demonstrando que no decorrer das reações o fósforo e outros elementos liberados se associaram conforme sua disponibilidade e afinidade química.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2016-05-16

How to Cite

Silverol, A. C., de Toledo, M. C. M., da Silva, W. T. L., & Condron, L. (2016). CARACTERIZAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DO FÓSFORO NO PROCESSO HUMIFERT: FRACIONAMENTO SEQUENCIAL, DIFRAÇÃO DE RAIOS X E ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER. Geochimica Brasiliensis, 29(2), 87. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/418

Issue

Section

Articles