Determinação de elementos-traço em testemunho de firn antártico usando ICP-MS

Authors

  • Franciele Schwanck Centro Polar e Climático - UFRGS
  • Jefferson Cardia Simões Centro Polar e Climático do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Michael Handley Climate Change Institute, University of Maine – Orono (ME), Estados Unidos.
  • Gino Casassa Universidad de Magallanes – Punta Arenas, Chile.

Abstract

Avaliar alterações nas concentrações de elementos-traço na neve da Antártica durante os últimos anos é de grande interesse para determinar em que medida as regiões mais remotas do nosso planeta estão sendo afetadas por emissões globais. Os elementos-traço estudados nesse trabalho foram determinados em um testemunho de firn da Antártica usando espectrometria de massas por plasma indutivamente acoplado. As concentrações obtidas para Al, As, Bi, Ca, Cd, Co, Cr, Fe, Li, Mg, Mn, Na, Pb, S, Sr e Ti são controladas pelas variações climáticas sazonais (verão/inverno), pela distância de transporte e pelas fontes naturais e antrópicas desses aerossóis. Contribuições naturais de solo, oriundas principalmente da região de Patriot Hills, são importantes fontes para alumínio, ferro, manganês e titânio. Os aerossóis marinhos, provenientes do gelo marinho e transportados pelas massas de ar, são fontes importantes de sódio, magnésio, estrôncio e enxofre. Lítio e cálcio apresentaram aportes consideráveis tanto de poeira continental como de aerossóis marinhos. Emissões vulcânicas foram consideradas fontes significativas de arsênio, bismuto, cádmio, cobalto, cromo e chumbo, com sua contribuição variando desde 10% (chumbo) até 85% (bismuto). Os fluxos de deposição natural de chumbo, cromo, bismuto e arsênio representaram apenas uma pequena fração do total depositado na neve. Para esses elementos, as atividades antrópicas ligadas à mineração e à queima de combustíveis fósseis no Hemisfério Sul possivelmente constituem o principal fator responsável por sua mobilização e transporte.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2014-09-05

How to Cite

Schwanck, F., Simões, J. C., Handley, M., & Casassa, G. (2014). Determinação de elementos-traço em testemunho de firn antártico usando ICP-MS. Geochimica Brasiliensis, 28(1), 97. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/387

Issue

Section

Articles