Caracterização físico-química da carga dissolvida dos rios Jundiaí e Capivari, São Paulo

Authors

  • Helder de Oliveira Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)/Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Agricultura (NAPTISA), Universidade de São Paulo
  • Jefferson Mortatti Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Graziela Meneghel de Moraes Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Diego Vendramini Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Karine Baldo de Genova Campos Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.

Abstract

Para a caracterização físico-química da carga dissolvida dos rios Jundiaí e Capivari, foram quantificadas, durante o período de abril de 2011 a dezembro de 2012, as concentrações dos principais parâmetros físico-quimicos, pH, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio, associadas às respectivas vazões instantâneas nas águas fluviais dos rios Jundiaí e Capivari, próximos às nascentes e à foz. Foi possível verificar que o pH variou próximo à neutralidade da nascente para a foz dos rios Jundiaí e Capivari, não apresentando padrão de diluição, enquanto a variabilidade da temperatura das águas para ambas as bacias de drenagem foi influenciada principalmente por fatores externos. As concentrações de oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio nas águas da foz dos rios Jundiaí e Capivari se mostraram em desacordo com os limites de referência estabelecidos pelo CONAMA 375/05, indicando influência antrópica nas áreas próximas às nascentes de ambos os rios estudados e maior antropização na foz do rio Jundiaí em comparação com a foz do rio Capivari. A condutividade elétrica se mostrou elevada na foz dos rios estudados, e sua variabilidade em função da vazão permitiu o ajuste de modelos de potência, evidenciando influência antrópica mais efetiva na bacia do rio Jundiaí, sendo observados também indícios de degradação hídrica nas áreas próximas às nascentes dos rios Jundiaí e Capivari pela variabilidade do oxigênio dissolvido em função da temperatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helder de Oliveira, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)/Núcleo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Agricultura (NAPTISA), Universidade de São Paulo

Formação graduação em Física, Licenciatura (UNESP); Metrado em Agronomia, Área de Concentração em Energia Nuclear na Agricultura(ESALQ-USP); Doutorado em Ciências; Área de Concentração em Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Atualmente exercendo a função de Docente da USP.

Downloads

Published

2014-09-05

How to Cite

de Oliveira, H., Mortatti, J., de Moraes, G. M., Vendramini, D., & Campos, K. B. de G. (2014). Caracterização físico-química da carga dissolvida dos rios Jundiaí e Capivari, São Paulo. Geochimica Brasiliensis, 28(1), 23. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/374

Issue

Section

Articles