A EXPRESSÃO DA IDADE E DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NOS PERFIS DE ALTERAÇÃO QUÍMICA PROFUNDA EM BOÉ (G. BISSAU) E MAYOMBÉ (BAIXO ZAIRE)

Authors

  • T. Boski
  • M-Bui Kaseba
  • R. Paepe

Abstract

A comparação da composlçao mineralógica e dos teores dos elementos vestigiais nas bauxites em Tsala (Zaire) e em FeIo Ore Suaibo (Guiné Bissau), formados pela alteração profunda dos doleritos, revelou diferenças importantes. As bauxites de Tsala compostas de gibsite, goethite e hematite, jazem directamente sobre rocha mãe e estão recobertas pela couraça ferruginosa formada de material altóctono. Em FeIo Ore Suaibo, entre o material parental e a bauxite, existem horizontes bissialítico e monossialítico de transição, com distintos modos de acumulação dos elementos vestigiais (Ni, Zn, Cu, Mn, ... ). As diferenças constatadas devem-se à constância das condições climáticas e morfológicas favoráveis a bauxitização que agiram em Zaire, provavelmente, durante o período limitado ao Quatemário, enquanto na Guiné Bissau, a formação do manto alterado data de Eocénico e abrangeu vários ciclos climáticos e/ou de erosão. As bauxites guineenses afIoram directamente na superfície e, para além dos minerais citados, contém boehmite característico para zonas sujeitas aos prolongados défices hídricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2011-07-27

How to Cite

Boski, T., Kaseba, M.-B., & Paepe, R. (2011). A EXPRESSÃO DA IDADE E DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NOS PERFIS DE ALTERAÇÃO QUÍMICA PROFUNDA EM BOÉ (G. BISSAU) E MAYOMBÉ (BAIXO ZAIRE). Geochimica Brasiliensis, 5(1). Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/34

Issue

Section

Articles