EARLY AND LATE CRETACEOUS MAGMATISM FROM SÃO SEBASTIÃO ISLAND (SE - BRAZIL): GEOCHEMISTRY AND PETROLOGY

Authors

  • A. J. Melfi
  • G. Bellieni

Abstract

A ilha de São Sebastião (área, 236 km2), localizada na costa norte do Estado de São Paulo, é constituída de rochas graníticas, afetadas pelo tectonismo e metamorfismo do Ciclo Brasiliano e intrudidas por diques básicos-ácidos subalcalinos do Cretáceo Inferior (EC), bem como por stocks (sienitos) e diques (basanitos e fonolitos) alcalinos do Cretáceo Superior (LC). Os dois episódios vulcânicos, que ocorreram, respectivamente, antes e depois da fragmentação continental África-América do Sul e da formação da crosta oceânica, foram sistematicamente amostrados para os estudos geoquímicos e petrológicos.
Os estudos geoquímicos, isotópicos (Sr) e de química mineral conduziram às conclusões de que: a) os diques do Cretáceo Inferior apresentam caráter bimodal ácido-básico semelhante àquele encontrado para os derrames basálticos da bacia do Paraná; os diques ácidos correspondem em composição às vulcânicas ácidas da parte norte da bacia do Paraná; b) os dados sugerem, também, que os diques do Cretáceo Inferior representam a extensão leste do enxame de diques Santos-Rio de Janeiro; e c) os stocks e diques alcalinos do Cretáceo Superior constituem grupos distintos de rochas alcalinas caracterizados por valores diferentes de Ro (média de 0,7052 para os sienitos e de 0,7045 para basanitos + tefritos), indicando que eles estão relacionados com materiais de fonte do manto com diferentes integrações no tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2011-07-26

How to Cite

Melfi, A. J., & Bellieni, G. (2011). EARLY AND LATE CRETACEOUS MAGMATISM FROM SÃO SEBASTIÃO ISLAND (SE - BRAZIL): GEOCHEMISTRY AND PETROLOGY. Geochimica Brasiliensis, 4(1), 59–83. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/31

Issue

Section

Articles