DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS RARAS E OUTROS ELEMENTOS TRAÇOS EM BASALTOS DA BACIA DO PARANÁ (BRASIL MERIDIONAL)

Authors

  • G. Bellien
  • L. S. Marques
  • E. M. Píccirillo
  • A. J. Melfí
  • P. Comin
  • Chíara Monti

Abstract

Dados geológicos e geoquímicos de suas rochas vulcânicas permitem dividir a Bacia do Paraná em duas grandes províncias. Na Província Sul ocorrem principalmente basaltos com baixos conteúdos de TiOz e de elementos incompatíveis, enquanto que na Província Norte prevalecem basaltos com teores altos de TiOz e de elementos incompatíveis.
O presente trabalho apresenta um estudo detalhado das características geoquímicas dos basaltos com baixo (2%) e alto (> 2%) TiOz, baseado na análise de elementos maiores, menores e traços de oitenta e uma amostras amplamente distribuídas por toda a Bacia do Paraná.
Os basaltos da porção sul da bacia com razões isotópicas iniciais de Sr (R1) mais elevadas (> 0,7060) apresentam um maior enriquecimento de elementos mais incompatíveis em comparação com aqueles que possuem valores de Ro mais baixos. À medida que Ro aumenta, os padrões de distribuição de elementos incompatíveis tendem a apresentar uma maior semelhança em relação ao do embasamento cristalino.
Os basaltos com baixo TiOz "não contaminados" ou fracamente contaminados (Ro 0,7060) das Províncias Norte e Sul apresentam diferenças significativas nas características geoqúímicas, o mesmo ocorrendo para as rochas básicas com alto TiOz.
As diferenças geoquímicas e isotópicas (Sr e Nd) observadas indicam que os basaltos "não contaminados" das Províncias Norte e Sul da Bacia do Paraná são provenientes de fontes no manto composicionalmente distintas. Os dados sugerem também que a fonte que deu origem aos basaltos da Província Sul é empobrecida em elementos incompatíveis enio relação à dos basaltos da Província Norte.
A existência de duas províncias similares (com alto e baixo TiOz) no magmatismo triássico do Karoo (sul da África) e da Antártica indica que a geração dos basaltos está ligada à presença de uma heterogeneidade de grande escala no manto de tipo litosférico.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2011-07-26

How to Cite

Bellien, G., Marques, L. S., Píccirillo, E. M., Melfí, A. J., Comin, P., & Monti, C. (2011). DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS RARAS E OUTROS ELEMENTOS TRAÇOS EM BASALTOS DA BACIA DO PARANÁ (BRASIL MERIDIONAL). Geochimica Brasiliensis, 3(1), 33–50. Retrieved from https://geobrasiliensis.org.br/geobrasiliensis/article/view/23

Issue

Section

Articles